• Anuncie: 17 9201-0863 claro
  • contato@voceemcasa.com.br
NOTICIAS - Curiosidades


Restos humanos encontrados no Brasil desafiam todas as teorias sobre conquista da américa

Restos humanos encontrados no Brasil desafiam todas as teorias sobre conquista da américa

Curiosidades

Atualmente, a teoria mais aceita sobre a conquista do território americano diz que o primeiro homem a descobriu há 14 mil anos, aproveitando a queda do nível do mar durante a Era Glacial. Entretanto, outros estudos demonstram evidências da presença humana no território, atualmente brasileiro, 36 mil anos antes. A reserva natural Parque Serra das Capivaras, no estado do Piauí, guarda o que para muitos arqueólogos representa uma das chaves para a compreensão da história do homem na América. 

Durante a década de 70, uma equipe de cientistas, sob a direção da arqueóloga brasileira Neide Guidon, começou a fazer escavações ao longo dos 100 mil hectares na região desértica do sertão, declarada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade em 1991. Ali, registraram o encontro de pinturas rupestres com ilustração de animais, cenas de caça, corpos celestes, guerras e até mesmo ilustrações de sexo, entre objetos de cerâmica e pedras entalhadas. Além disto, encontraram restos humanos com idade estimada de 12 mil anos, segundo análise de laboratórios europeus e norte-americanos. Outra descoberta surpreendente foram os restos de fogueiras feitas há mais de 50 mil anos, fato que confronta a Teoria de Clóvis, que mantém que os primeiros habitantes do continente americano procediam da Sibéria e haviam alcançado a América através do Estreito de Bering.

Os restos arqueológicos encontrados no Brasil se somam às evidências encontradas na Argentina e no Chile, onde os vestígios da cultura humana remontam a 12 mil e 33 mil anos, respectivamente.

Segundo especialistas, muitos interesses giram em torno da hipótese que aponta a chegada do homem na América pelo norte do continente. A fim de contribuir com dados que favoreçam o debate, a UNESCO, em colaboração com a União Européia, organizou uma serie de conferencias durante os meses de outubro e novembro em Brasília.

Fonte: Seuhistory



Comentário

VEJA TAMBÉM

Categorias

Em destaque

Automatize-tech

São José do Rio Preto-SP.

(17) 3021-6890

Super Interior Informática

São José do Rio Preto-SP.

(17) 99201-0863

Cao Panheiro MA

São José do Rio Preto-SP.

(17) 3224-0378

FLOR DA TERRA

São José do Rio Preto-SP.

(17) 3227-5490

Delarco Construtora e Negócios Imobiliários Ltda.

São José do Rio Preto-SP.

(17) 3304-1000